NÓS PRECISAMOS
FAZER A DIFERENÇA.

Chegamos a mais uma etapa importante no exercício de nossa cidadania: as Eleições de 2020. Assim como em 2014, 2016, e 2018, queremos oferecer aos católicos do Brasil uma ferramenta para ajudar na escolha de seu candidato.

VEJA ABAIXO AS REGRAS E CARACTERÍSTICAS DO SITE

Saiba mais sobre este trabalho!

Nosso primeiro cuidado, ao criar este site, foi o de fazer um trabalho de natureza informativa, imparcial e apartidário, que prestasse informação valiosa e concreta, mas que não indicasse favorecimento a qualquer candidato ou partido político. A fim de garantir essas características, foram estabelecidas 4 exigências objetivas para os candidatos que desejassem constar da divulgação feita pelo site.

Esse critério objetivo e transparente é a garantia de que não haverá qualquer tipo de manipulação ou interferência na divulgação dos candidatos.

É importantíssimo destacar a natureza meramente informativa do trabalho. Pelo site são fornecidas informações isentas sobre quais são os candidatos, dos mais diversos partidos políticos, que preenchem 4 exigências de grande importância para o fiel Católico.

Com a informação prestada pelo site , o eleitor católico tem uma ferramenta bastante útil para ajudá-lo a decidir, livremente, o seu voto.

Em razão dessa natureza informativa do site, entendemos que o Clero poderá fazer uso dele como instrumento de orientação dos fiéis Católicos para a formação do voto consciente,  visto que não há, no trabalho feito, indicação deste ou aquele candidato, mas sim de diversos candidatos, de diversos partidos políticos, que preenchem 4 condições objetivas, de grande importância para o Católico.

 

A regra do cumprimento das 4 exigências para ser divulgado pelo site encontra uma exceção, plenamente justificada, que é a seguinte: quando não houver candidatos aos cargos de Prefeito que atendam integralmente as 4 exigências formuladas, o site poderá prestar informações sobre os candidatos que representem o chamado “mal menor”, ou seja, os candidatos que não sejam Ficha Suja, não pertençam a Partido Político contrário aos ensinamentos da Igreja e que estejam mais de acordo com as intenções contidas no Termo de Compromisso. Esta exceção da regra geral também segue critérios objetivos e tem sua razão de ser na necessidade de prestar informação ao Eleitor Católico, a fim de que ele não venha a contribuir, com o seu voto, para a eleição de candidatos contrários aos valores da Igreja.

A respeito das exigências para divulgação de candidatos neste site, prestamos as explicações abaixo:

  • Não ser Ficha Suja – por sua clareza, esta exigência dispensa comentários, pois não deve o eleitor católico votar em quem foi condenado por algum Tribunal;
  • Não pertencer a Partidos Políticos que defendem idéias contrárias aos ensinamentos da Igreja – é exigência inafastável, porque, ainda que tal candidato queira votar de acordo com os ensinamentos da Igreja, não poderá fazê-lo, por estar impedido pelo partido político ao qual pertence;
  • O Termo de Compromisso  – é um documento assinado pelo candidato, com firma reconhecida, pelo qual se compromete a defender valores cristãos essenciais: defesa do nosso sentimento religioso e dos nossos objetos de culto; defesa do respeito devido à figura de Nosso Senhor Jesus Cristo, luta contra a aprovação do aborto, contra a aprovação da ideologia de gênero (que diz que meninos e meninas não tem sexo definido), contra projetos para a mudança de sexo das crianças, luta contra a liberação das drogas e da prostituição, etc.

Por fim, para que não argumentem que este trabalho não se preocupa com o combate à pobreza e outros importantes direitos da população em geral, cabe chamar a atenção para as palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo, que nos diz que devemos buscar primeiro as coisas do alto e todas as outras coisas virão por acréscimo (São Mateus, 6:33). Em razão deste ensinamento divino, no Termo de Compromisso, foi dada maior importância aos valores relacionados ao exercício da Fé, ao direito à vida, ao casamento, à família e ao direito dos pais educarem seus filhos. Assim, o candidato Católico que priorizar esses valores, necessariamente será um bom político e, como consequência, empenhará esforços também pelas necessidades materiais mais urgentes da população (alimentação, saúde, segurança, saneamento básico, ensino de qualidade, ecologia, etc). Não há como ser um Católico autêntico e não ser um político preocupado com as necessidades dos mais pobres.

Por favor, divulgue e peça para que seus candidatos se inscrevam no site.

Envie as suas dúvidas para nós: votocatolicobrasil.org@gmail.com

Acredite que pela força do seu voto é possível construir uma política ética, comprometida com o Bem Comum, que valorize a Vida, a Família e a nossa Fé.

Escolha um candidato católico, verdadeiramente comprometido com os valores irrenunciáveis da nossa Fé. Escolha entre aqueles que não têm medo de confessar a sua fé e assinar o Termo de Compromisso. Compartilhe nossa proposta com seus amigos e familiares para que também eles possam discernir com coerência a quem dar o seu voto.

Pelo Voto Católico Consciente e Comprometido,

Coordenação Geral Do Grupo Voto Católico Brasil.

Atenção candidato!

Envie seu termo de compromisso!