shadow

“Avançar e purificar a política, reconstruindo o país a partir do município”

 

Inicia-se neste mês de agosto o processo eleitoral municipal. Mais uma vez é dado aos eleitores o poder de usar o seu voto para mudar o cenário político.

Para falar sobre isso, o Blog Voto Católico Brasil.org entrevistou o Bispo de Campos, Dom Roberto Francisco Ferreria Paz, que no Regional Leste 1 da CNBB é o bispo referencial para os Católicos na Política. Para ele, a maior expectativa deste pleito é “avançar e purificar a política, reconstruindo o país a partir do município”. Confira a entrevista:

 

Dom Roberto - A12Voto Católico – Qual a importância das eleições desse ano?

Dom Roberto Francisco –  Este ano as eleições acontecem num cenário atípico e inédito: pela crise política entre os três Poderes do Estado, e pela tentativa de desconstruir os direitos sociais garantidos pela Constituição Federal de 1988; pela operação Lava-Jato e seus desdobramentos encarando o caixa 2, e o financiamento empresarial como causa principal da corrupção; pelas novas medidas na legislação eleitoral que coíbem o poder econômico e consequentemente impeçam com maior eficiência a compra-venda de votos; e pela situação de falência e colapsamento das finanças públicas dos Estados e Municípios.

 

Voto Católico – Neste cenário, votar é importante? É melhor votar ou anular o voto?

Dom Roberto Francisco –  O voto consciente possibilitará o resgate da ética da política e a renovação das lideranças políticas e partidárias; forçando a reforma política. No entanto, é importante esclarecer que o voto sem a participação cidadã gestora e fiscal presente nos Conselhos Paritários e monitorando as Câmaras Municipais e o desempenho dos Prefeitos, não terá eficiência nem conseguirá as mudanças institucionais para banir a corrupção. Apostar no voto nulo ou em branco é facilitar os movimentos golpistas e antidemocráticos que querem o esvaziamento da participação e do controle popular.

 

Voto Católico – Que critérios os católicos devem adotar na escolha de seus candidatos?

Dom Roberto Ferrería –  Votar em candidatos que tenham uma trajetória política limpa e honesta ao serviço do bem comum e voltadas a opção preferencial pelos pobres. Que estejam a favor de uma reforma política ampla e democrática, e que queiram facilitar a organização e participação do povo nas decisões políticas.

 

Voto Católico – Em sua opinião, o que caracteriza um político católico?

Dom Roberto Ferreria – Uma inspiração clara pelo Reino de justiça, igualdade e paz que Jesus veio trazer. Uma metodologia de participação, diálogo e não violência, que seja condizente com os ideais e plataforma política defendida. Uma concepção da política como arte e ciência do bem comum para construir o poder-serviço, e organizar a participação do povo, como sujeito da história.

 

Voto Católico – Quais as suas expectativas para o cenário político brasileiro, a partir de uma participação consciente dos eleitores católicos?

Dom Roberto Ferreria –  Nestas eleições, avançar e purificar a política, reconstruindo o país a partir do município, estabelecendo um controle popular e uma mobilização pelos direitos sociais. A médio prazo, a aprovação da Reforma Política democrática e republicana, que reforme e torne o Estado mais servidor.  A  longo prazo, a edificação do Reino através de um sistema social mais justo e solidário, que promova a vida em abundância para todas as pessoas e criaturas.

 

Colaboração: Ricardo Gomes

Foto: Portal A12

Author

admin

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *